Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 21 de dezembro de 2008

PHN na Terra Santa em 2009







Convidamos você jovem PHN para juntos irmos para a Terra Santa-Israel em 2009 e conheceremos os lugares por onde Jesus passou…


Saída dia 08 de Julho, segue o Roteiro:

Quarta. 08 de Julho de 2009-Brasil/Europa
Quinta. 09 de Julho de 2009-Europa/Tel Aviv
Sexta. 10 de Julho de 2009-Galiléia *Saída para o Monte Tabor, onde faremos a subida a pé. Lugar da Transfiguração de Jesus. Visita a Caná da Galiléia, local do primeiro Milagres de Jesus.
Visita a Fonte da Virgem e depois visitaremos a Basílica da Anunciação e casa de São José. Missa na Basílica.
Sábado. 11 de Julho de 2009-Galiléia *Visita ao Monte das Bem-aventuranças, visita a Cafarnaun.
Tabgha onde Jesus conheceu os primeiros Discípulos, multiplicação dos pães, onde faremos o passeio pelo mar da Galiléia. Veremos o Monte Carmelo e Haifa.
Domingo. 12 de Julho de 2009-Judéia *Visita a Basílica da Natividade e Campo do pastores.
Segunda. 13 de Julho de 2009-Judéia *Visita a Ein-Karem, Cesaréa Jaffa e Tel Aviv.
Terça. 14 de Julho de 2009-Judéia *Visita a Jericó e subida ao Monte das Tentações (Deserto)
Quarta. 15 de Julho de 2009-Judéia *Visita a cidade de Jerusalém pelo Monte das Oliveiras, visita ao Pater Noster, Dominus Flevit e Getsamine, São Pedro em Galicantu, Igreja de São Pedro, Cenáculo, Dormição de Maria, Caminhada pelas Muralhas de Jerusalém tendo uma visão da cidade velha e nova, visita ao Muro das Lamentações.
Quinta. 16 de Julho de 2009-Judéia *Via Sacra, visita ao Santo Sepulcro.
Sexta. 17 de Julho de 2009-Tel Aviv/Europa/Brasil
Sábado. 18 de Julho de 2009-Brasil


Venha decidir-se a não pecar na Terra onde passou aquele que não pecou.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Trinta dicas "infalíveis" para escrever bem

As barbaridades que circulam na internet sobre o mau uso do idioma.


1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.

2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!

9. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda".

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente; ou não...

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu, bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

O poder do verbo

A coordenadora de redação da Fuvest, o maior vestibular do país, fala sobre os bastidores da prova e ensina o bê-á-bá para fazer o texto perfeito

Todos os anos, a professora Maria Thereza Fraga Rocco tem uma tarefa de peso: preparar a prova de redação do vestibular mais concorrido e temido do Brasil - a Fuvest -, que faz a peneira dos candidatos que ingressarão na Universidade de São Paulo (USP). Mas o trabalho árduo começa mesmo quando os vestibulandos terminam a parte deles: é hora de ela supervisionar a correção de nada menos que 38 mil redações. Na entrevista a seguir, Maria Thereza - que coordena as áreas de português e redação da Fuvest - tira as principais dúvidas em relação à prova, dá dicas importantes para acertar no texto e adverte: "A redação só é um terror para quem não investe tempo em desenvolvê-la". Tomou nota?

Como é preparada a prova de redação da Fuvest?
A escolha do tema começa já em abril. No decorrer do ano cultivamos seis ou sete possibilidades de assunto, mas só fechamos mesmo em novembro. Não escolhemos nada que requeira conhecimento prévio e profundo do jovem. Pedimos temas que exijam que ele saiba refletir, julgar, analisar sob diversos ângulos, e nunca tópicos referentes às notícias recentes de jornal. Os estudantes ficam preocupados com a possibilidade de que caiam temas como a violência urbana, o aquecimento global, o gás natural na Bolívia. Não vai cair nada disso, já digo de cara!

E como é feita a correção?
Cada redação é escaneada e entregue a um par de corretores - professores treinados desde novembro -, que ficam em salas diferentes. Esses pares são sorteados todos os dias, e nenhum corretor sabe quem é seu par. São 72 professores, que ficam em duas salas enormes, uma distante da outra. Cada sala tem também dois coordenadores de correção, para ajudar no caso de dúvida em algum quesito. Há ainda a possibilidade de a prova passar por uma terceira correção. É feita uma média das notas dadas pelos dois corretores, mas as vemos separadamente no computador de controle. Se a diferença entre elas passar de 10 pontos, uma terceira pessoa é chamada para fazer outra avaliação.

O que pesa mais na hora de dar a nota?
Temos pontuações específicas para os três itens que a redação aborda: relação tema-texto, desenvolvimento e expressão. Por expressão refiro-me aos aspectos de concordância, regência, acentuação etc. Mas não ficamos atrás de erros se eles não trouxerem prejuízo ao entendimento. Aliás, essa parte é a que tem o menor valor. Dos três itens, o que pesa mais é a relação tema-texto. Em seguida vem o desenvolvimento da redação, a maneira como o candidato escreve sobre o assunto que delimitou. Verificamos se ele responde à questão que levantou, se a exemplifica, e assim por diante.

E no caso dos candidatos que não abordam o tema proposto?
É zero. Se eu peço ao candidato que fale de uma casa de alvenaria e ele me diz das folhas verdes que costumam existir nas florestas, a menos que ele seja um gênio e faça uma relação perfeita, está fora do tema. Nossas propostas são muito bem explicadas. Se o candidato não entende, o processo seletivo já começa ali.

Existe alguma forma de se preparar para a redação?
Existe: fazendo textos. Podem-se, por exemplo, produzir redações na escola ou em casa e discutir sobre elas com um professor ou um colega. As versões - que são os rascunhos - não podem ter aquele sentido antigo, de algo que se descarta no lixo. Aquela primeira versão é um anteprojeto do texto. E, à medida que ele for refeito, revisto e criticado, vai crescendo. Quem sabe escrever sabe escrever com a prática de desenvolver a escrita. A leitura é muito importante, mas a relação entre ler um texto e produzir outro não é automática.

O que o vestibulando deve ter em mente para escrever um bom texto?
A coerência, a coesão, o uso adequado de conectivos. Mas há um ponto muito importante: o conceito de autoria - quando se pode perceber que determinado texto foi de fato escrito por aquele candidato. Não nos interessa se a opinião é politicamente correta. As boas redações são aquelas que obedecem ao discurso dissertativo - que têm começo, meio e fim - e são fruto da independência do pensamento de cada um. Ficamos exaustos de ver a "camisa-de-força" enfiada nos jovens pela escola ou pelos cursos preparatórios.
Muitos alunos escrevem numa estrutura engessada de cinco ou seis parágrafos: começam com um "desde a Antiguidade"; no segundo parágrafo usam "por um lado"; no terceiro, "no entanto"; no quarto, "por outro lado"; no quinto, "é preciso, porém, considerar"; e, no sexto, "em resumo". Formalmente, a estrutura é corretinha. Mas o que se vê? Que os conectivos nada têm a ver com o restante do parágrafo.
Outra coisa que não se deve fazer: tentar mostrar erudição a qualquer custo. É comum vermos coisas do tipo: "como diz o grande poeta latino" ou "como escreveu Sócrates"... são chiques! Mas, ora, Sócrates não escreveu nada! O pior é que todo ano encontramos as mesmas citações. Sinal de que os alunos foram treinados para citar. O candidato deve citar, sim, mas com competência, sabendo o que está fazendo.

Você já encontrou redações de todo tipo. Quais foram as que mais a marcaram, para o bem e para o mal?
Há redações que arrepiam, a ponto de falar "meu deus, quando eu crescer quero ser igual a esse menino ou menina". Sempre que aparece uma redação linda, bem escrita, os coordenadores me chamam e eu vou correndo para ler. Um exemplo é o texto de uma moça que veio de Santa Catarina para prestar medicina. A redação dela era uma coisa! Foi no ano em que o tema era uma catraca instalada no centro de São Paulo como forma de manifestação artística: a moça queria tirar as catracas de sua mente, os momentos enferrujados que impediam a passagem de novas idéias. Era uma redação maravilhosa.
Em oposição, lembro de outra que começava assim: "Como estou feliz! Um lindo dia de sol neste 8 de janeiro em que vou fazer vestibular. É primavera". Oito de janeiro é verão. No hemisfério norte é inverno. Não há primavera no mundo nessa data! Ou seja...

Nas telas e nos quadrinhos


Assistir a um bom filme ou ler quadrinhos inspirados em obras literárias pode ser divertido e muito útil

Ver filmes ou ler histórias em quadrinhos baseados em obras literárias não substitui a leitura dos livros que os inspiraram. Mas pode fornecer uma visão mais crítica das obras e ajudar a memorizar os personagens, o espaço e o enredo. Vale a pena, então, procurar pelos títulos que foram adaptados para outras linguagens.

Lembre-se, porém, de que um filme ou uma história em quadrinhos não tem o compromisso de seguir fielmente a história na qual se baseou. É outra criação artística que amplia e enriquece a original, sem necessariamente copiá-la.

Filmes

A HORA DA ESTRELA (baseado na obra homônima de Clarice Lispector)
Direção Suzana Amaral (1985). Colorido | 96 minutos. Elenco Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro.
Essa é a história de Macabéa, imigrante nordestina que trabalha como datilógrafa e perde o namorado para uma colega de trabalho. Depois, recorre a uma cartomante atrás de conselhos amorosos. O filme recebeu mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS (baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis)
Direção André Klotzel (2001). Colorido | 101 minutos. Elenco Reginaldo Faria, Sônia Braga, Walmor Chagas, Stepan Nercessian.
O filme mostra a vida de Brás Cubas, contada por ele mesmo depois de sua morte. Entre as adaptações que o texto sofreu nessa produção, há um fator temporal. É como se o protagonista tivesse saído da tumba para contar sua história no ano 2000.

GUERRA DE CANUDOS (inspirado em Os Sertões, de Euclides da Cunha)
Direção Sérgio Rezende (1997). Colorido | 169 minutos. Elenco José Wilker, Cláudia Abreu, Paulo Betti, Marieta Severo, Selton Mello.
O conflito de Canudos é contado por meio da história de uma família seguidora do líder religioso Antônio Conselheiro. Pais e irmãos seguem sua peregrinação, mas Luiza, a filha mais velha, recusa-se a continuar.

O AUTO DA COMPADECIDA (baseado na peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna)
Direção Guel Arraes (2000). Colorido | 104 minutos. Elenco Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Rogério Cardoso, Denise Fraga, Diogo Vilela, Marco Nanini.
A fita mostra as aventuras de João Grilo, nordestino esperto que vive de enganar os ricos e poderosos, e de seu parceiro Chicó. Versão para a tela grande de minissérie produzida para a televisão, inspirada na peça de Suassuna, o filme foi vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil nas seguintes categorias: diretor, ator (Matheus Nachtergaele), roteiro e lançamento.

O CRIME DO PADRE AMARO (El Crimen del Padre Amaro, baseado no romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós)
Direção Carlos Carrera (México, 2002). Colorido | 118 minutos. Elenco Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia, Angélica Aragon.
Logo após ser ordenado, o jovem padre Amaro vai pregar na paróquia de uma pequena cidade, onde será orientado pelo padre Benito. Ali, conhece uma linda devota, Amélia, que se apaixonará por ele. Amaro é confrontado com a hipocrisia e a corrupção da Igreja Católica. A história se passa no México e incorpora temas atuais, como o narcotráfico.

POLICARPO QUARESMA, HERÓI DO BRASIL (baseado no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto)
Direção Paulo Thiago (1998). Colorido | 123 minutos. Elenco Paulo José, Giulia Gam, llya São Paulo, Antônio Calloni, Bete Coelho.
O major Policarpo Quaresma é um visionário que ama o Brasil. Suas propostas, porém, são tidas como fora da realidade, e ele é criticado ao propor que seja o tupi-guarani a língua oficial do país. Policarpo recebe a ajuda de sua afilhada Olga e do compositor Ricardo Coração dos Outros.

HQs


O ALIENISTA
De Machado de Assis, por Fábio Moon e Gabriel Bá. Editora Agir, 72 páginas (21 x 28 cm). Preço R$ 39,90.
Os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá adaptam para a linguagem dos quadrinhos o famoso conto de Machado de Assis, no qual a política e os valores científicos do século XIX são satirizados. O médico Simão Bacamarte se instala na Vila de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e passa a estudar a loucura, internando num hospício várias pessoas aparentemente sãs. Isso causa revolta na população e conduz a reviravoltas na história. A ironia machadiana é bem captada nos desenhos.

A RELÍQUIA

De Eça de Queirós, por Marcatti. Conrad Editora, 224 páginas (16 x 23 cm). Preço R$ 32,00.
Nessa obra, Eça critica o exacerbado catolicismo português. Teodorico Raposo é um órfão que vive desde criança sob os cuidados da tia, uma carola fervorosa e rica que está cercada de bajuladores. O rapaz passa horas rezando com a tia, mas à noite se transforma no "Raposão", que adora bons vinhos e belas mulheres. Marcatti, artista respeitado nos quadrinhos nacionais, desenha pela primeira vez uma história de época, acrescentando humor próprio à ironia de Eça.

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

De Manuel Antônio de Almeida, por Indigo e Bira Dantas. Edições Escala Educacional, 64 páginas (17 x 24 cm). Preço R$ 12,90.
O protagonista da história, Leonardo, inaugurou na literatura brasileira a figura do malandro. As confusões em que se mete desde a infância e suas aventuras amorosas são apresentadas aqui de forma ágil. A edição faz parte de uma coleção que tem como objetivo divulgar a literatura em quadrinhos para uso em sala de aula.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Download da música "Elephant Gun - Beirut":

http://rapidshare.com/files/171925847/Beirut_-_Elephant_Gun.mp3

Discografia de Beirut:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=6244330&tid=2558763280272814759

Capítulos da microssérie "Capitu":

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=2493204&tid=5278176779980776063

Por falar em Capitu...

Eu vou colocar aqui os links do seriado para quem quiser poder baixar:

Pena que eu só consegui até o 3º capítulo... =*

Capitu - Capítulo 1 - PT1/5

http://br.youtube.com/watch?v=CL2f5sys2_c

Capitu - Capítulo 1 - PT2/5

http://br.youtube.com/watch?v=zosVZinIUtA&feature=related

Capitu - Capítulo 1 - PT3/5

http://br.youtube.com/watch?v=9sK4B_s9nxM&feature=related

Capitu - Capítulo 1 - PT4/5

http://br.youtube.com/watch?v=31zbHA4iBAI&feature=related

Capitu - Capítulo 1 - PT5/5 [F]

http://br.youtube.com/watch?v=aZ9juTAlyM8&feature=related

Capitu - Capítulo 2 - PT1/5

http://br.youtube.com/watch?v=yjGczWIeI-c

Capitu - Capítulo 2 - PT2/5

http://br.youtube.com/watch?v=eoLwJl7NUio&feature=related

Capitu - Capítulo 2 - PT3/5

http://br.youtube.com/watch?v=H0m1xWODpWk&feature=related

Capitu - Capítulo 2 - PT4/5

http://br.youtube.com/watch?v=NtiGizduAOo&feature=related

Capitu - Capítulo 2 - PT5/5 [F]

http://br.youtube.com/watch?v=a_rFwsgSZQ0&feature=related

Capitu - Capítulo 3 - PT1/4

http://br.youtube.com/watch?v=keY0JFg_okE

Capitu - Capítulo 3 - PT2/4

http://br.youtube.com/watch?v=Kxuf7Ok2a8c

Capitu - Capítulo 3 - PT3/4

http://br.youtube.com/watch?v=oLlxZEJFw-I&feature=related

Capitu - Capítulo 3 - PT4/4[F]

http://br.youtube.com/watch?v=9MAPeYu4LNc&feature=related

"Elephant Gun - Beirut"

Aqui está o link do clip música-tema da microssérie Capitu é "Elephant Gun" do Beirut:

Elephant Gun - Beirut

E também segue a letra:

Elephant Gun

Beirut

Composição: Indisponível

If I was young, I'd flee this town
I'd bury my dreams underground
As did I, we drink to die, we drink tonight

Far from home, elephant gun
Let's take them down one by one
We'll lay it down, it's not been found, it's not around

Let the seasons begin - it rolls right on
Let the seasons begin - take the big king down

Let the seasons begin - it rolls right on
Let the seasons begin - take the big king down

And it rips through the silence of our camp at night
And it rips through the night

And it rips through the silence of our camp at night
And it rips through the silence, all that is left is all that i hide

Fonte: http://letras.terra.com.br/beirut/892956/


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Oração de sabedoria para ajudar no vestibular

"A Palavra que vai ser meditada, hoje, está em Sabedoria 9,1ss.

Oração a Salomão:

"1 Deus de nossos pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, 2 e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas, 3 governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, 4 dai-me a Sabedoria que partilha do vosso trono, e não me rejeiteis como indigno de ser um de vossos filhos. 5 Sou, com efeito, vosso servo e filho de vossa serva, um homem fraco, cuja existência é breve, incapaz de compreender vosso julgamento e vossas leis; 6 porque qualquer homem, mesmo perfeito, entre os homens, não será nada, se lhe falta a Sabedoria que vem de vós. 7 Ora, vós me escolhestes para ser rei de vosso povo e juiz de vossos filhos e vossas filhas. 8 Vós me ordenastes construir um templo na vossa montanha santa e um altar na cidade em que habitais: imagem da sagrada habitação que preparastes desde o princípio. 9 Mas, ao lado de vós está a Sabedoria que conhece vossas obras; ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens. 10 Fazei-a, pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para que, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada. 11 Com efeito, ela sabe e conhece todas as coisas; prudentemente guiará meus passos, e me protegerá no brilho de sua glória. "

Peça ao Senhor o dom da sabedoria para o Espírito Santo. Que Ele o liberte de toda a sensação de fracasso, de que não vai dar certo. Se você estudou, preparou-se para este momento, Deus vai ajudá-lo. Se você se esforçou, essa oração fará milagres. Mas se não estudou, não tem como o Espírito Santo iluminá-lo.

Deseje ser guiado pela sabedoria do Divino Amigo e que Ele o conceda a graça da aprovação! "

Fonte: http://euajudo.cancaonova.com/?id=10570

Video da pregação


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

122 livros para entender o mundo

A Revista Super Interessante lançou recentemente um especial chamado "122 livros para entender o mundo". Como já diz o nome, o livro fala sobre diversos livros que são essenciais para entendermos o mundo a nossa volta. Os assuntos são dividos nas seguintes categorias: Mundo, Sociedade, Cultura, Brasil, Economia e Ciencia.

Abaixo segue o link para baixá-lo:

122 livros para entende ro mundo - Super Interessante

Viciados em Livros

Achei um site bem legal para baixar livros e bastante completo. É o "Viciados em Livros":

http://www.viciadosemlivros.com.br/

Lá você encontra audiobooks, enciclopédias, jornais, revistas e muito mais.

Há também outros endereços, que são mais famosos:
http://www.dominiopublico.gov.br/
http://www.estantevirtual.com.br/

Capitu - o novo seriado da Globo


Ontem estreiou na Globo o seriado "Capitu", baseado na obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
Não consegui ainda o vídeo do primeiro episódio, mas dá para ver algumas cenas no site da Rede Globo:


http://capitu.globo.com/Capitu/0,,16144-p-266628,00.html.

Por enquanto, espero que contentem-se com o resumo do livro do site Uol Vestibular:

""Dom Casmurro", que teve sua primeira edição lançada em 1900, pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar.

Muitos anos após a morte dos dois, decidiu escrever um livro para se livrar dos fantasmas do passado, demonstrando definitivamente que não errou na atitude que tomou em relação à mulher e ao filho. A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890.


Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias. Na casa ao lado, vivia Capitolina (Capitu), filha de Pádua e Fortunata. Ao contrário da família de Bentinho, os pais de Capitu são pobres. Mesmo assim, os meninos conviveram como amigos.

À força no seminário
Quando Bentinho completou 15 anos, José Dias lembrou dona Glória da promessa por ela feita de enviar o filho para o seminário. Na verdade, procurava alertá-la para o perigo de envolvimento amoroso do menino com a vizinha. Mas Bentinho e Capitu já estavam apaixonados.

De qualquer modo, foram separados pelo seminário, Bentinho tornou-se amigo de Escobar, outro seminarista sem vocação. Posteriormente, com a ajuda do mesmo José Dias e de Escobar, Bentinho conseguiu fazer a mãe desistir da promessa de torná-lo padre. Foi para São Paulo e formou-se em direito. Depois, voltou para o Rio e casou-se com Capitu. Escobar, por sua vez, casou-se com uma amiga dela, Sancha.

De quem é esse filho?

Os dois casais eram felizes e se tornaram muito amigos. Contudo, Bentinho e Capitu sentiam-se contrariados por não terem filhos. Dois anos mais tarde, nasceu um menino, chamado de Ezequiel. O menino crescia e Bentinho, sempre inseguro e ciumento, via nele a cara de Escobar. A partir de então, a amizade de Escobar por Capitu passou a alimentar as dúvidas de Bentinho.


Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.

Ajustando as contas com o passado:

Formado em arqueologia, Ezequiel partiu para o Egito, morrendo em Jerusalém. Solitário e angustiado, Bentinho passou a viver para o passado. Procurava reinterpreta-lo, construindo no Engenho Novo uma casa idêntica à de Matacavalos. Em seguida pôs-se a escrever sua autobiografia, para convencer-se da traição da mulher e para provar ao mundo que não agira mal ao recusar Ezequiel.

Como bem ressalta o crítico literário Ivan Teixeira: "Até hoje, a maioria das pessoas só tem se preocupado em ressaltar a ambigüidade e dissimulação de Capitu, porque isso é o que Bentinho diz dela. Não se pode esquecer, porém, que 'Dom Casmurro' é um retrato de mulher feito pelo marido. Vem daí que aquela a ambigüidade depende da maneira com que o marido a vê. E, além disso, sendo um retrato moral, jamais poderia ser preciso."

Causa e perspectiva

Qual seria a motivação desse retrato? Bentinho precisava dessa justificativa para si mesmo, por não dispor de nenhuma prova concreta contra Capitu, a não ser a suposta semelhança entre seu filho e Escobar. Suposta, pois se trata da versão que o próprio Bentinho dá aos fatos.


Todos os personagens só se tornam conhecidos do leitor pela sua perspectiva. Esse é o grande lance da obra: a escolha certa do foco narrativo. Mais uma vez citando Ivan Teixeira: "Ao inventar um narrador problemático, o romancista descobriu a chave para a densidade psicológica do romance e também para o seu efeito estético"."

Fonte: Vestibular UOL


Vale a pena também citar que o escritor Fernando Sabino fez um livro chamado "Amor de Capitu", em que faz uma reflexão sobre o livro de Machado. Segundo o site Eduquenet esse livro "é indispensável para a compreensão da obra de Machado de Assis."

O link para download dos livros está aqui:

Dom Casmurro - Machado de Assis

Amor de Capitu - Fernando Sabino

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Primeiro post

Eu não sei o que vou escrever aqui...

XD~